Reciclagem, consciência e participação

A Prefeitura de Mauá apresenta o programa “Mauá Recicla”. Esta ação visa ampliar a coleta seletiva de resíduos para todo o Paço Municipal, separando adequadamente os materiais para serem reciclados. São vários Pontos de Coleta distribuídos pelos departamentos.

Veja quanto já foi reciclado em

Total recolhido

Quilos de Resíduos

Secretaria de Promoção Social

Secretaria de Segurança Alimentar

Secretaria de Trabalho e Renda

Secretaria de Trânsito e Sistema Viário

Secretaria de Serviços Urbanos

Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer

Secretaria do Verde e Meio Ambiente

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Câmara dos vereadores

Simples atitudes, grande inspiração

Copos plásticos descartáveis

Cientes dos problemas do uso e da destinação dos copos plásticos descartáveis, os funcionários da Secretaria do Verde e Meio Ambiente lotados no Parque Guapituba eliminaram o uso destes desde junho, os substituindo por canecas individuais reutilizáveis. Mensalmente, eram utilizados em média 1750 copos, tendo sido evitado que mais de 5 mil copinhos fossem enviados para o lixo até agora.

Vasos cemitério / viveiro

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos iniciou no mês de julho um trabalho de reaproveitamento e não geração de resíduos sólidos não recicláveis. A fim de manter e aumentar a produção de mudas do viveiro municipal, estão sendo recolhidos os vasos plásticos que seriam descartados dos cemitérios municipais e os mesmos estão sendo utilizados para este fim, no lugar de saquinhos plásticos específicos que só podem ser utilizados uma vez. Esta ação representa uma economia de até 37% na aquisição de novos recipientes, evitando o gasto de R$ 0,05 a R$ 0,60 por unidade. No primeiro mês, foram recolhidas 1135 unidades de vasos, de tamanhos variados. Em média, a cada 1000 unidades recolhidas, há uma economia de R$ 275,00.

Mauá Reciclando​

Mauá Reciclando

A Prefeitura de Mauá apresenta o programa “Mauá Recicla”. Este programa visa coletar os recicláveis no Paço e ampliar a coleta seletiva de resíduos para todo o município, separando adequadamente os materiais para serem reciclados.

Serão dezenas de Postos de Entrega Voluntária (PEV) distribuídos em diferentes pontos da cidade, além da coleta seletiva porta-a-porta em alguns bairros do município.

Benefícios para a cidade

Com a coleta seletiva de resíduos toda a sociedade ganha, pois através da reciclagem propiciamos uma série de vantagens ambientais, sociais e econômicas como a geração de emprego e renda às cooperativas de catadores, sustentabilidade ambiental por conta de uma menor extração dos recursos naturais e economia de energia, diminuição da poluição e da degradação do meio ambiente.

Como participar?

Separe os materiais recicláveis gerados no seu trabalho e descarte no recipiente destinado ao seu setor.

Uma equipe da reciclagem recolherá os resíduos periodicamente e os levará para a cooperativa dos catadores. Lá, os resíduos passarão por uma triagem, serão prensados, enfardados e então encaminhados para a reciclagem.

Separe somente os materiais recicláveis para a coleta seletiva

Papel

• Panelas velhas
  • Sucatas metálicas